quarta-feira, dezembro 20, 2006

Usando o KPackage para gerenciar instalação de aplicativos no Slackware

Olha meu segundo post...

Venho aqui mostrar como instalar/desinstalar/atualizar seus pacotes slackware(.tgz) sem precisar recorrer a linha de comando.O KPackage é uma interface GUI para os gerenciadores de pacotes RPM, Debian, Slackware e BSD. O KPackage é parte do KDE e, como resultado, é desenvolvido para integrar-se com o gerenciador de arquivos do KDE.

Nesse artigo vou explicar como configurar o KPackage para manter uma base de dados através de um reposiório Slackware. Antes de tudo vamos conheçer o KPackage.Ele é formado por dois painéis o da esquerda mostra os pacotes instalados, não instalados e disponivéis. O painel direito mostra informações sobre o pacote, mas vamos ao que interessa.

O primeiro a se fazer é procurar um repositório Slackware, para os brasileiros existi o Slackware-Brasil ou o SlackLife. Conheçendo eles podemos iniciar a configuração. No menu Configurações selecione 'Configurar KPackage...', irá abrir uma janela para configuração, nessa primeira tela desmarque todas as opções de pacotes que não perteçam ao sistema slackware.


Depois click no botão 'Localização dos pacotes'... nele você adicionara o endereço dos repositórios.
No guia 'P2' adiciona-se as configurações do repositório, o endereço e a localização do arquivo PACKAGES.TXT para se obter informações estendidas, pode-se adcionar outros repositórios nas outras guias 'P2, P3, P4...', depois confirma com um OK, fecha a janela de configurações e pronto, seu grenciador já está funcional, é so recarregar a lista de pacotes e o KPackage já mostrará os novos pacotes disponíveis.

Obs.: O KPackage utiliza-se do pkgtool para instalar os aplicativos, logo ele não resolve nenhum problema com dependências, assim como o pkgtool, cabendo ao usuário a responsabilidade de resolver tal problema.